Notícias UFCG


A prefeita de Cajazeiras Denise Albuquerque mais uma vez atendeu um convite formulado pelo MAC – Movimento dos Amigos de Cajazeiras, representado pelos empresários José Antônio de Albuquerque e Alexandre Costa, para uma reunião com o objetivo de dar continuidade à discussão e luta em favor do IML de Cajazeiras.

No encontro também estava presente o Reitor da UFCG, Edilson Amorim que novamente fez esclarecimentos a respeito das razões que levaram a UFCG a repassar os recursos de R$ 500 mil reais, destinado ao IML e alocados no Orçamento Geral da União pelo senador Vital do Rêgo Filho.

Segundo ele, a universidade não podia aplicar naquele momento a verba na construção do IML, pois não existia licitação. Ele voltou a manifestar o interesse de retomar a idéia de construir o instituto dentro da UFCG, pois fortaleceria os cursos da área de saúde.

A prefeita Denise e o Reitor devem discutir essa questão com o governador Ricardo Coutinho durante sua passagem pela cidade de Cajazeiras.

A chefe do executivo municipal, acompanhada dos vereadores, vai entregar um documento ao governo, renovando o apelo para que se instale em Cajazeiras o IML, um apelo constante feito pela comunidade.

A prefeita também vai entregar um documento avalizado pela AMASP, relatando a problemática decorrente da seca que assolou a região, apesar das ações colocadas em prática pelos governos estadual e federal de socorro ao homem do campo e aos pequenos criadores. “Mesmo tendo começado a chover, a situação ainda é difícil”, disse a gestora.
Fonte:http://www.folhadosertao.com.br/portal/noticia.php?page=noticiaCompleta&id_noticia=9839



UFCG recebe área para Fazenda Experimental do CCTA

São 30 hectares localizados no município de São Domingos.


Nessa terça, dia 26, ao assinar o termo de cessão provisória, pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), de 30 hectares para a instalação da Fazenda Experimental do Centro de Ciências e Tecnologia Agrícola (CCTA), campus de Pombal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o reitor Edilson Amorim considerou que as futuras instalações constituirão mais um expressivo equipamento de desenvolvimento para aquela região do Sertão paraibano e sua população.

Considerando que a área, por estar localizada em São Domingos, a 30 km do campus de Pombal, é uma expansão circunstancial da UFCG, Edilson Amorim enfatizou que o início da parceria com aquele município será promissora e que o momento era literalmente inaugural, pois “o mundo estava só começando”.

O diretor do CCTA, Roberto Queiroga, agradeceu à SPU por acreditar na proposta daquele centro de ensino e afirmou que a universidade saberá retribuir com resultados que repercutirão em desenvolvimento e interação social. Para o prefeito universitário, Geraldo Baracuhi, o momento era realmente histórico e ponto de partida para que o campus de Pombal se torne referência na pesquisa agrícola brasileira.

Odaisa Queiroga, prefeita de São Domingos, afirmou que, ao presentear à UFCG com uma área do município para a implantação da fazenda experimental, a União dava início a um ciclo de desenvolvimento para cidade e de orgulho para aquela população. 

Dizendo ter se emocionado com a forma como a população de São Domingos se engajou para aquela conquista, a superintendente da SPU na Paraíba, Daniella Almeida Bandeira, afirmou que - ao ouvir as razões e os anseios dos munícipes -, pode compreender muito bem a importância de deferir aquele pleito. “Acredito que, com a concretização do empreendimento, começará um movimento que modificará profundamente a região”, pontuou.

A Fazenda

Localizada a 30 km do campus de Pombal, a fazenda servirá como campo de experimentos e laboratórios para os cursos de Agronomia e das engenharias Ambiental e de Alimentos. Abrigará salas de aula, laboratórios, galpão para máquinas e implementos, estábulo, pocilga, estufas, silo trincheira, galpão para avicultura, fábrica de ração e contará com investimentos de custeio nas áreas de fruticultura, olericultura e grandes culturas.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 27.03.2013)

Foto: Woslley Nogueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário